Dieta para o verão


Dicas sobre o que comer, o que não comer e um cardápio especial para você

Melissa Giorgetti

As temperaturas mais elevadas causam mudanças no comportamento das pessoas, e a busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares são comuns nesta época do ano, com a chegada do verão.
Um mau hábito que aumenta nessa época são as dietas milagrosas que prometes resultados rápidos, como afirma a nutricionista Esther Andretta: “A adoção de regimes milagrosos e de padrões alimentares inadequados pode predispor os indivíduos a diversos perigos. Na verdade, esses regimes não fornecem quantidades adequadas de calorias, vitaminas e sais minerais, o que faz com que a alimentação seja desequilibrada”.
A nutricionista conta que há uma diminuição do metabolismo basal no verão, o que favorece o ganho de peso e pede menor quantidade de calorias ingeridas nesta época: “Se a pessoa já é adepta de uma dieta saudável e se alimenta bem durante todo o ano, não vai precisar fazer mudanças tão radicais quando chegar o verão”, afirma a nutricionista.

Alimentação no verão
A pedido do iG, a Dra. Esther ensina como deve ser a alimentação no verão e sugere um cardápio especial:

- Consuma: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes brancas, queijos magros, sobremesas à base de frutas e líquidos com maior frequência (água, sucos naturais, chás e água de coco).

- Evite: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese), frituras e doces, pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, que podem causar desconforto e mal estar.

- Faça: refeições menos volumosas: fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).

- Sanduíches: prefira os pães integrais com carnes brancas ou queijos magros e complete com saladas. As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal. Atenção, porém: eles não substituem uma refeição, e devem ser preparados na hora que forem consumidos.

- Higiene: A falta de cuidados com a higiene na limpeza de alimentos para consumo ou em sua conservação pode leva à ingestão de alimentos contaminados. Com isso, podemos encontrar quadros de verminoses e gastrenterites, que podem se manifestar desde como diarreia, até como quadros mais graves que necessitam de internação hospitalar.

- Clima: o calor estimula o consumo de alimentos gelados e leves, sendo um convite a saladas, frutas e sucos: aproveite!

- Sobremesas: respeite aquela vontade irresistível de tomar sorvete, mas escolha os sorvetes à base de frutas ou frozen iogurte, sem coberturas ou caldas. Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são menos calóricos. A salada de frutas também é uma boa opção. Para deixá-la mais atraente, acrescente iogurte, mel ou cereais integrais no lugar do chantilly. Se estiver com vontade de comer bolos, escolha os mais simples, sem recheio e sem cobertura, como: maçã, iogurte, limão ou laranja.

- Petiscos: no lugar de salgadinhos fritos, opte por legumes temperados e cortados (como pepinos ou cenoura crua), azeitonas, tremoços ou queijo branco temperado com azeite e orégano.

- Vitamina C e vegetais: os alimentos ricos em vitamina C têm propriedades antioxidantes e ajudam a manter a pele saudável, combatendo os radicais livres. Coma frutas cítricas (acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula).

Exemplo de Cardápio para o Verão

Desjejum:
200 ml de leite desnatado batido com frutas
Duas fatias de pão integral light com uma fatia de ricota.

Lanche da manhã:
Salada de frutas com iogurte desnatado

Almoço:
1 pires de chá de salada de folhas verdes
1 pires de cenoura na salsa
120 g de filé de frango grelhado
3 colheres de sopa de arroz integral
1 picolé de frutas.

Lanche da tarde:
 1 copo de suco natural sem açúcar

Jantar:
1 pires de chá de salada de agrião e tomate
1 batata média assada
150g de salmão grelhado
1 fatia de abacaxi

Ceia:
100 ml de iogurte 0% gordura com granola

Para as substituições, escolha alimentos do mesmo grupo:

- Leite desnatado, iogurte desnatado ou 0% gordura, suco de soja, queijo magro, coalhada.

- Frutas frescas, desidratadas, suco de frutas naturais sem açúcar.

- Carne bovina magra, peixe ou frango sem pele e sem gordura assados ou grelhados.

- Arroz integral, macarrão com fibras ou integral, batata, mandioquinha ou mandioca.

- Folhas cruas ou refogadas.

- Legumes crus ou refogados.

- Pão integral light, semente de linhaça, granola ou aveia.

Serviço:
Dra. Esther Andretta
Clínica Saúde Plena
Tel.: (11) 4427-5669
foto:getty images

0 comentários: