Quartos que seu filho vai querer ter!

Dicas de como aproveitar o espaço e ideias criativas conquistam a atenção dos pais e dos adolescentes

Meninos são difíceis de agradar. Ainda mais quando deixam para trás a infância e chegam à adolescência. Nessa época, o quarto deles também passa por uma metamorfose: o ambiente deixa de ser o lugar de brincar e passa a receber os amigos para ouvir música, jogar jogos de computador, bater altos papos. 8 idéias criativas e sugestões de disposição dos móveis para aproveitar o espaço da melhor maneira.



Ambiente com 15 m² e ganhou uma decoração cheia de cor. Acima da bicama, está o quadro de fotos de 1,70 m de comprimento. A estante de madeira laqueada, que faz o papel de cabeceira, tem iluminação embutida.A guitarra conquistou um móvel com espaço extra para o amplificador.

Nada mais atraente para um adolescente que um ambiente despojado, rústico e moderno. Pensando nisso, a arquiteta Andréa Chicharo partiu em busca de materiais com estampas e texturas atraentes para este quarto de quase 20 m². O piso de peroba e o teto com caibros de madeira, na inclinação do telhado, dão sensação de aconchego ao ambiente. A TV está presa num suporte giratório. Ao lado da bancada de estudos, um móvel com gaveteiros organiza livros e cadernos. Repare ainda nos ganchos fixados na parede: eles economizam espaço e funcionam como cabide para que mochilas, roupas e bonés não se espalhem pelo ambiente.

 Neste quarto de quase 20 m² tem espaço para os amigos, muitos armários e um visual radical. “Utilizei a madeira canela de demolição em parte da alvenaria, revesti o sofá-cama com tecido camuflado e cobri a cama e o pufe com uma lona original de caminhão, com todos os seus furos e remendos”, conta a designer de interiores Viviane Magri Dinamarco. A espaçosa bancada de estudos ganhou prateleiras e nichos que acolhem TV, som, vídeo, fitas de jogos, CDs e DVDs. Para não prejudicar a abertura da janela, criou-se um baú-cabeceira, onde ficam guitarra e amplificador.

Ler e navegar na internet são as atividades preferidas do proprietário deste dormitório de 15 m², um rapaz de 15 anos. E um de seus pedidos era que pudesse assistir a TV tanto da escrivaninha, junto ao computador, quanto da cama. Assim, a TV foi fixada num tubo de aço, gira 270 graus e é acionada por meio de um controle infravermelho. “Propus revestir a parte superior de algumas paredes com um trabalho de decupagem utilizando recortes de jornal”, conta a designer de interiores Noura van Dijk. Toda a aparelhagem eletrônica está escondida num armário ao lado da mesa de estudos. Um gaveteiro de alumínio com rodízios substitui o criado-mudo.

0  proprietário deste quarto de 15,5 m² tem 15 anos, mas mesmo assim queria um ambiente clássico de descanso, tingido com tons sóbrios como cru, bege e fendi. “Para clarear, revestimos quase toda a marcenaria com laca off-white, com exceção da mesa de cabeceira, feita de madeira freijó”, diz a arquiteta e designer de interiores Débora Aguiar. A bicama encostada à parede propicia um melhor aproveitamento dos espaços. Na parede ao lado, um espelho de grandes dimensões aumenta a sensação de amplitude no dormitório e reflete uma caricatura gigante que retrata o morador. Sobre as prateleiras repousam coleções, raquetes e bolas de tênis, o esporte mais praticado. Focos de luz embutidos foram distribuídos no forro ao redor de toda a área.

Onda perfeita – que ilustra a lycra tensionada produzida pela Tergo Print – dá o tom do quarto do adolescente surfista. A arquiteta Paula Gambier começou a elaborar a decoração partindo da premissa de que o painel ficaria sobre a cama e em frente à bancada de estudos. Outro norte do projeto foi o espaço reduzido de 12 m². Os móveis revestidos de folha de wengé seguem um estudo detalhado. Para poder guardar os jogos de lençol no quarto, a bicama esconde uma área de armazenamento entre o colchão principal e o extra. Além disso, foi preciso criar caixas especiais para embutir-las na parede. “Nada pior do que prateleiras escurecendo o tampo de trabalho”, argumenta o jovem proprietário.

Além de uma cama macia e um canto para estudar, o dono do quarto de 16 m² queria um espaço privilegiado para as coisas relacionadas ao esporte que pratica. Pensando nisso, pediu auxilio à decoradora Jóia Bergamo. As bolas ganharam lugar sobre uma bancada baixa, a mesma que embute os aparelhos de som e vídeo e também possui gavetas para apetrechos esportivos. A marcenaria é enxuta: toda de laca branca e linhas retas, ela satisfaz as necessidades do jovem sem sobrecarregar o ambiente com excesso de móveis.

Não precisa nem dizer que o dono deste quarto é louco por música. Quem entra nos domínios de Renan, de 16 anos, é surpreendido por uma enorme pintura de Bob Marley, que ocupa toda a cabeceira da cama. “Gosto de reggae desde moleque”, conta o adolescente, que toca violão e guitarra. Para ressaltar a figura, pintada pelo artista Prisola, móveis neutros em que predomina o branco. A cama esconde um baú, que ajuda a pôr fim em qualquer bagunça. Projeto de Claudia Pina e Simone Borgas.
Por Helene Zaro Koller


0 comentários: