VEJA COMO AUMENTAR A VIDA ÚTIL E HIGIENIZAR OS UTENSÍLIOS DE LIMPEZA DA COZINHA


A cozinha é um dos ambientes da casa em que mais nos preocupamos com a limpeza. Isso porque é o local onde preparamos os alimentos, muitas vezes comemos e deixamos “estocada” a comida da semana ou do mês.
Porém, apesar de nos preocupar com a limpeza dos pratos, talheres e fogão, acabamos esquecendo que as ferramentas e utensílios que usamos também merecem muitos cuidados.
Além da higienização dessas ferramentas, também é possível prolongar sua vida útil quando utilizadas de maneira correta. Por exemplo: as vassouras devem ser utilizadas apenas em lugares compatíveis com o seu material. Ou seja, as de pelo são indicadas apenas para pisos delicados, como os de madeira, enquanto as de cerdas podem ser usadas no cimento.
Confira como higienizar e como aumentar a vida útil dos utensílios de limpeza da cozinha.


 PANOS MULTIUSO
Esses paninhos cheios de furinhos são ótimos para tirar o pó, dar brilho e muitas outras funções. Porém, ele tem baixa durabilidade e não vale a pena – e nem deve – ser usado mais de duas vezes. Nunca os misture com os panos convencionais, a fim de evitar contaminação. Além disso, em caso de utilizá-lo mais de uma vez, lave bem e deixe secar em local bem arejado.

RODINHO DE PIA

Troque o utensílio sempre que a borracha ficar com saliências ou mais frouxa e procure comprar produtos de qualidade para prolongar sua vida útil. Lave o rodinho sempre depois de usá-lo, para evitar que fungos se proliferem na borracha. Uma vez por semana, deixe-o numa solução de água e água sanitária por cerca de 10 minutos.


PANOS DE PRATO

Mais uma fonte de fungos e bactérias dentro da cozinha. O ideal é trocá-lo diariamente e lavá-los separadamente das outras roupas e panos. Use água quente para lavar, isso vai acelerar o processo de limpeza. Quanto ao tempo de uso, quando bem cuidado, ele pode durar muito tempo sem encardir.


ESPONJA DE LAVAR LOUÇA

Ela tende a concentrar umidade e restos de alimentos e, por isso, precisa de todo o cuidado. Após cada uso, é bom lavar bem a esponja com água e detergente e depois espremê-la até que toda a água seja drenada. Além disso, no final do dia, vale higienizar a esponja numa solução clorada, ou seja, com uma colher de água sanitária para cada litro de água. Lembre-se de trocar o produto a cada duas semanas.
http://www.universojatoba.com.br/

0 comentários: