10 soluções para organizar a casa

Uma casa em ordem facilita muito a vida – o que contribui para a felicidade. Veja as dicas para organizar melhor todos os cômodos da sua casa.

1-  Estética e ordem

As estantes gêmeas da Secrets de Famille, equilibram perfeitamente peças decorativas e úteis. As caixas-arquivo azuis da Paper House, guardam cartas e contas. Ao lado, os álbuns de fotos da mesma loja ordenam as lembranças das últimas férias e são revestidos de couro (o deitado), ou de papel de parede. As revistas, embaixo, ficam à mão no revisteiro da Benedixt. No móvel da direita, os livros antigos da loja O Belo Artístico não tombam com os aparadores da Paper House. Os vasos são do Espaço Til. As mantas e a jarra branca vêm da Secrets de Famille. Tapete e banco Jacaré do Brasil e quadros Fast Frame.

2 - Livros, vidros, revistas... arrumados!
Os vários nichos de 37 x 37 x 40 cm, com pintura gofrato branca,ocupam os 3 m de altura do pé-direito desta sala e expõem vidros de Murano, livros e revistas. O móvel da TV(2,50 x 2 x 0,55 m) foi feito em perobinha, usada em ripas tanto atrás do aparelho como no compartimento embaixo (2,50 x 0,45 x 0,55 m), que esconde o aparelho DVD. As frestas na madeira permitem o uso do controle remoto mesmo com as portas fechadas. Um pouco mais abaixo, gavetões brancos (3 x 0,45 x 0,70 m) deixam os discos no lugar certo. O projeto da sala é da Rocco Associados. Execução da Bairrada Marcenaria.

3 - Garantia de jantar impecável
 A falta de espaço para as louças na cozinha foi o pretexto para a criação dos dois aparadores na sala de jantar, desenhados por Estela Marquezi. Feitos em madeira com pintura PU branca pela Legno Marcenaria, nas medidas 1 x 0,85 x 0,45 m e guardam também taças e jogos americanos. Para esconder todos os utensílios, basta desamarrar e desenrolar a cortina (abaixo, à esq.) produzida com seda estampada da Cinerama.

 Prateleiras ou estantes são ótimas para organizar as pilhas de pratos. Cada tipo fica em um nível e nenhum esforço é necessário para pegar qualquer um deles.

4 - Orgulho ao se vestir


Este closet de 7,20 m2 está sempre impecável. Foi a moradora quem desenhou o armário em MDF com pintura de laca branca. O móvel mede 3 x 3 x 0,60 m. Tem gavetas com frente de acrílico e colméias, no mesmo material, para peças miúdas. O trabalho foi executado pela LG Móveis e Decorações.

 5 - Boa disposição para peças de cama e banho
Aqui, o closet é dividido em nichos de 80 x 32 x 60 cm. As toalhas fica guardadas em rolinhos e separadas por cor. Quem precisa guardar mais toalhas deve dobrar a de rosto e o piso e colocá-los dentro da toalha de banho, criando um só volume. O mesmo pode ser feito com jogos de lençóis. Edredons e colchas ocupam menos espaço se colocados em um saco plástico do tipo Space Bag, para que se retire o ar da peça com o aspirador, diminuindo sua medida


6 - Bolsas, essas peças que as mulheres amam...
Uma coleção de 48 bolsas foi distribuída em quatro gavetões embaixo desta cama. Cada gaveta de pau-marfim tem quatro rodízios. Seu fundo, em treliça, permite a passagem do ar. Um modelo semelhante ao da foto, com 70,5 x 24,5 x 70,5 cm e treliça em caxeta. A colecionadora se sente no céu. “Agora é fácil visualizar e limpar as bolsas. E acabei me desfazendo de modelos que eu não usava”, diz. A organizadora Cristina Papazian só faz um alerta: “Bolsas de couro não devem ser guardadas dentro de sacos plásticos porque podem mofar”.
7 - O dilema dos sapatos, resolvido
Em cada uma das prateleiras de correr, feitas pela LG Móveis e Decorações com 75 x 15 x 60 cm, a moradora guarda seis pares de sapatos: três na frente e três atrás. No total, são quase 50 pares. Para conseguir colocar mais calçados em cada fileira, ela poderia pôr um pé de cada par virado para trás. Se o objetivo fosse ver todos os tipos de sapatos já na primeira fila, a solução seria colocar um pé de cada par na fileira da frente e o outro na de trás. Quem não tem prateleiras como estas pode recorrer às caixas de plástico PET transparentes. São peças que permitem visualizar os sapatos, facilitando a escolha.


8 - Tchau, umidade!
 A cristaleira Pisa mantém os produtos livres da umidade do banheiro. Com estrutura de madeira e vidro (0,40 x 1,70 x 0,40 m). Em cada prateleira, guarde as peças separadas pelo tipo de uso, para simplificar o acesso: nas mais baixas ficam os artigos de banho; na de cima, cotonetes, cremes para o corpo, loções e colônias; e, na mais alta, produtos para barbear, de higiene bucal, além de pente e escova de cabelos.

9 - Microrganismos bem longe


Para evitar que as escovas de dentes sejam contaminadas pelos coliformes fecais que circulam com o ar no banheiro, o porta-escova e o porta-sabonete líquido – modelos importados de madeira Pom D´Or, linha Iside, exclusivos da Vallvé – devem ficar dentro do armário. Cremes da La Façon e outro porta-escova da linha Bath, também da Vallvé, para pente de cabelo.

10 - Nova função para acessórios de cozinha
Na bancada só deve ficar o que é usado diariamente. Coloque os itens separados por categorias: a petisqueira bandeja Coza, acomoda cremes da La Façon, Oruam, Ducha e Natura; o porta-talheres de mesa Coza, guarda as escovas de cabelo Vallvé e o espelho de mão Ducha.

0 comentários: