Dicas para evitar bolor e mofo no inverno

Micro-organismos preferem pouca luz e umidade
Deixar portas e janelas bem fechadas para manter a casa quente passa a ser um hábito quando o inverno chega. A estratégia funciona para tornar a residência mais aconchegante na estação mais fria do ano, mas, por outro lado, cria também um ambiente propício para a proliferação de micro-organismos como mofo e bolor.
A professora de Microbiologia da Rosana Siqueira dos Santos, da Veris Faculdades, explica que em qualquer época do ano convivemos com a presença de micro-organismos, mas "os bolores e mofos multiplicam-se com mais facilidade no inverno porque seu ambiente ideal de reprodução são os locais úmidos e escuros".
Não é à toa que o banheiro é o cômodo mais propenso a abrigar colônias desses micro-organismos, ainda mais no inverno, quando o chuveiro é usado na temperatura mais quente. Os micro-organismos ficam alojados nos azulejos, no piso, no ralo, no vaso sanitário, na lixeira, na toalha, no papel higiênico e até nas escovas de dente ou demais utensílios que ficam sobre a pia.
A recomendação da professora de microbiologia para evitar contaminação é limpar o banheiro com água sanitária ao menos três vezes por semana, pois os micro-organismos se instalam e proliferam em poucos dias. Deixe a solução de água e água sanitária agir por alguns minutos, depois esfregue e enxague. Outra dica é colocar toalhas de rosto e banho para secar no varal.

Mantenha a casa arejada

Manter portas e janelas abertas por ao menos alguns minutos todos os dias, enquanto a limpeza dos ambientes é feita, por exemplo, é fundamental não apenas para que odores e vapores do banheiro sejam dispersados, mas para arejar toda a casa. Para quem passa o dia inteiro fora e não tem um ajudante para cumprir essa tarefa, a sugestão é possibilitar a circulação de ar abrindo as janelas mesmo quando o sol já foi embora. Outra dica é deixar apenas a parte de vidro das janelas fechadas quando sair de casa de manhã, assim o calor do sol pode aquecer o ambiente.
Principalmente no inverno, não abra mão de usar panos úmidos ao limpar salas e quartos, pois eles irão reter a poeira e impedir que ela se deposite em outros locais após a varrição.
Segundo a professora Rosana, o ideal é após passar a vassoura aplicar uma solução de água e álcool, ou o produto de limpeza de sua preferência, no chão e na superfície dos móveis.
Panos úmidos também podem ser usados para higienizar cortinas e tapetes, itens de decoração mais usados no inverno. Para eles, prefira sempre começar a limpeza utilizando um aspirador de pó ao invés de espanadores. Mas cuidado para não umedecer demais os panos e deixar superfícies, tapetes e cortinas molhados.
Borrife também um pouco de álcool ou outros produtos específicos para este fim no ar. Outra boa medida para adotar ao limpar os quartos é colocar travesseiros ao ar livre para secar focos de umidade.
Por Samanta Dias - Equipe BBel










1 comentários:

Unknown disse...

ooi, ótima dica, divulga meu blog?
Teem pouquinhos seguidores ?
seliganajuju.blogspot.com