Como tirar manchas de F a I

Como se livrar das manchas sem esforço.
Sabe-se que um truque para cuidar de suas roupas e não deixá-las manchar quando acontece um acidente, é agir tão logo se perceba o estrago. Algumas manchas são mais difíceis de remover que outras, mas, com as dicas que daremos a seguir, você poderá livrar suas roupas de muitas delas, de maneira criativa e com o mínimo esforço.


Como tirar manchas de ferro de passar
Se forem manchas suaves causadas pelo ferro de passar roupa, basta molhar a peça imediatamente e colocá-la para secar ao sol. Porém, se o ferro deixou marcas mais escuras, num tom amarelado forte, coloque a área de tecido afetada sobre uma toalha e esfregue com algodão embebido com água oxigenada 10 ou 20 volumes. Depois, lave normalmente e deixe secar. A toalha serve para absorver o excesso de água oxigenada.
Outra solução é colocar um pouco de maisena sobre a mancha e esfregar. Depois, é só colocar a peça de roupa ao sol. Mas, se você não dispõe destes produtos, ao perceber a mancha, coloque a peça de roupa em um balde cheio de água fria e deixe de molho por 2 dias, trocando a água a cada quatro horas. A mancha desaparecerá por completo.
Se forem peças de roupas mais delicadas, tecidos de seda, lã e algodão, proceda umedecendo um pano escuro com água fria. Coloque-o sobre a peça de roupa manchada. Depois, exponha a peça ao sol durante algumas horas. Você também pode usar uma solução de ácido bórico com água. Deixe a solução secar sobre a mancha, e então, passe a parte afetada com o ferro quente.

Como tirar manchas de ferrugens
Para eliminar manchas de ferrugem, prepare a seguinte solução: esprema 1 limão e adicione 2 colheres (de café) de sal ou bicarbonato. Aplique a solução sobre a área manchada e estenda a roupa ao sol. Repita o procedimento até a mancha desaparecer.
Se forem roupas claras, recomenda-se passar leite azedo ou coalhada sobre a área manchada e depois lavar como de costume.
Existem no mercado, produtos específicos para a remoção de ferrugem. Eles também são eficientes quando utilizados em tecidos.
Como tirar manchas de flores
Em um recipiente de plástico, dissolva um pouco de amoníaco em álcool e, aplique a solução sobre a parte com mancha de flores. Depois de removida a mancha, lavar a roupa com água e sabão. Secar à sombra.

Como tirar manchas de frutas
Para nódoas de frutas em geral, coloque sal diretamente sobre as manchas, se forem recentes. Em seguida, em um copo de água fervendo, dissolva 1 colher de sopa de álcool ou amoníaco. Mantenha o tecido bem esticado e vá despejando essa solução sobre a mancha.
Já em manchas secas, umedeça a parte afetada com vinagre branco e deixe agir por alguns minutos. Depois, lave a peça normalmente, enxaguando em água abundante. Outra dica é passar uma passar uma pasta de perborato de sódio e água, antes de água oxigenada.
Algumas frutas deixam nas roupas nódoas mais difíceis de sair. Para essas, siga as dicas abaixo conforme a fruta:
• Abacate: como o abacate é uma fruta oleosa, lave sua roupa manchada, em água quente e sabão.

• Ameixa e Tomate: umedeça a roupa manchada e depois polvilhe amido de milho sobre a mancha. Deixe agir até perceber que a mancha se desprendeu. Depois, retire a maisena e lave a peça como de costume.

• Banana: esfregue um algodão embebido em querosene sobre a nódoa.

• Caju: aplique sobre a mancha uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Estenda a peça de roupa ao sol mantendo o bicarbonato sempre úmido.

• Caqui e Pêssego: para estas manchas, a única saída é aplicar sobre a área afetada uma solução composta de 1 colher de sopa de ácido sulfúrico em 1 copo de água (cuidado, é veneno). Posteriormente, umedeça um pano com esta solução e esfregue sobre a área afetada. A roupa deverá ser lavada e bem enxaguada.

• Jabuticaba e Uva: esfregue sobre as manchas provocadas por jabuticaba ou uva um pano embebido em água oxigenada. Repita esta operação até a mancha desaparecer. Lave a peça normalmente e enxágüe bem.

Como tirar manchas de gordura

Quando as manchas forem causadas por óleo, manteiga, loções, ungüentos e alimentos oleosos, tais como, amendoim, castanha de caju e abacate, coloque sempre uma folha de papel toalha por baixo da mancha gordurosa e aplique sobre ela, um algodão embebido em éter, benzina, gasolina ou querosene.
Se preferir, ao invés de usar esses removedores, prepare uma solução de 1 litro de água quente e 1 colher das de sopa de amoníaco. Mergulhe uma escova nessa solução e passe em cima da mancha. Depois, limpe a mancha com água e vinagre. Essa solução é indicada para tecidos delicados, cetim, seda e veludo. Roupas de seda manchados de gorduras, também podem ser limpos espalhando bicarbonato de sódio sobre a área afetada. Escove quando estiver bem seco.
Outra dica é: tão logo perceba que sua roupa manchou de óleo, coloque, sobre a mancha, bastante talco sem cheiro. Depois de algumas horas, retire o talco com uma escova. Se a mancha persistir, derrame água quente sobre ela e, conclua lavando normalmente.

Como tirar manchas de graxa de automóvel

Coloque em cima da mancha de piche ou graxa, por alguns minutos, um pouco de margarina vegetal ou óleo de amêndoas que ajudam a diluir o piche. Feito isso, proceda como se fosse remover mancha de gordura: coloque uma folha de papel toalha por baixo da mancha gordurosa e aplique sobre ela, um algodão embebido em éter, benzina, gasolina ou querosene. Depois é só lavar a roupa normalmente.


Como tirar manchas de insetos

Manchas causadas por insetos também podem ser removidas. Dilua a mancha com água fria ou morna; em seguida, lave com amoníaco e água pura.
Nas manchas causadas por moscas em cortinas, misture 200 ml de água a 200 ml de álcool e aplique com um algodão, pressionando bem contra a mancha. Outra solução a ser utilizada nesse caso, é a mistura de três partes de óleo de parafina a uma parte de vinagre branco.
Se forem manchas em couro, molhe um pano com vinagre branco e passe sobre sua roupa.

Como tirar manchas de iodo
Para tirar manchas de iodo, leve ao fogo uma quantidade de leite suficiente para cobrir sua peça de roupa. Assim que o leite levantar fervura, desligue a chama, coloque a roupa manchada e deixe-a de molho até o leite esfriar. Conclua lavando bem para retirar o leite do tecido.

Recomendações para tirar manchas em geral
• Faça sempre um pequeno teste no tecido manchado, roupa, poltrona ou carpete, de preferência, numa parte que não seja muito visível, diminuindo assim as chances de ter qualquer surpresa desagradável!
• Se você notar que a roupa desbota, não a deixe de molho; enxágüe rapidamente para que não manche. Na última água de enxágüe, coloque um pouco de vinagre e deixe secar à sombra.
• Não deixe de remover completamente o produto usado na limpeza.
• Use luvas de borracha ao manusear produtos químicos e, após o uso, sempre lave bem as mãos com sabonete em água corrente.
• Limão sobre sua pele, e, em contato com o sol causa manchas e queimaduras. Portanto, caso utilize limão para tirar manchas, não saia ao sol imediatamente depois.
http://bbel.uol.com.br/casa/post/como-tirar-manchas-de-f-a-i.aspx

0 comentários: