Outubro Rosa chama atenção para o combate ao câncer

Começou dia 5 de outubro o movimento de conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama; outros países também promovem ações
 

Foto: Getty ImagesAmpliarA famosa Ópera de Sidney ganhou a iluminação cor de rosa que irá pintar monumentos no mundo todo - inclusive nosso Cristo Redentor

Já pensou no Monumento às Bandeiras todo iluminado de rosa? Pois é como ele ficará hoje, 05 de outubro, às 20 horas, para a abertura do “Outubro Rosa – Mulher Consciente na Luta Conta o Câncer de Mama”. O objetivo do evento é, mais uma vez, alertar as mulheres brasileiras para a importância do exame de mamografia no combate ao câncer de mama.

O movimento que se inicia hoje também iluminará, além de outros pontos da cidade de São Paulo, o Cristo Redentor – cartão postal do Rio. Em outros países do mundo, o mês de outubro também é dedicado a campanhas de atenção para o tema. No dia 29 de setembro, a linha aérea norte-americana Delta Airlines inaugurou o evento com um avião especial; no dia 24, na Austrália, a famosa Ópera de Sidney ganhou iluminação cor de rosa.
Como parte das ações, que tomarão conta das principais cidades do país durante todo o mês, uma van batizada de Rosamóvel vai circular pela metrópole e alertar todas as mulheres sobre o quão essencial é o exame de mamografia. No roteiro do Rosamóvel está o Espaço Santa Helena, na Rua Oscar Freire, amanhã. No dia seguinte, 7 de outubro, a van passa pelo Shopping D&D, por Taboão da Serra e pelo Shopping Cidade Jardim. Entre outros destinos, no dia 12 circulará no Parque Ibirapuera e no Parque Villa Lobos.
Além da cidade de São Paulo, o Rosamóvel também vai passar por Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte e Florianópolis. Além do Cristo Redentor, no Rio, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Ouro Preto, e o Palácio do Campo das Princesas, em Recife, também receberão o choque de luzes cor de rosa, chamando a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Afinal, de acordo com a American Cancer Society, cerca de 465 mil mulheres morrem anualmente por culpa da doença. É melhor correr para o rosa, antes que seja tarde

Movimento pela luta contra o câncer cresce
Instituto adere à mobilização e promove campanha para maior conscientização das mulheres


Foto: Carlos Zambrotti/AgNewsCristo Redentor em cor de rosa: movimento chama atenção para a importância dos exames preventivos contra o câncer de mama

No mês mundial do combate ao câncer de mama, o Instituto Avon e suas revendedoras autônomas se uniram ao movimento rosa com a Campanha Avon Contra o Câncer de Mama, que do dia 15 ao 31 mobilizará o país.

Em prol da luta pela redução de mortes causadas pela doença, ocorrerão eventos em centenas de cidades. Todos buscam atingir o maior número de mulheres com informações sobre a proteção necessária para evitar que o problema se torne ainda maior.

A campanha é um dos pilares do Instituto, que foi criado em 2003 e se dedica à arrecadação de fundos para possibilitar centros de prevenção, a fim de oferecer às usuárias do SUS os exames necessários para a detecção precoce do câncer e o consequente tratamento para a cura. Juntamente a investimentos globais do Instituto, R$ 18 milhões já foram arrecadados e convertidos em 66 projetos pela saúde da mama.

Evento

Como parte da mobilização, o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, será palco de várias atividades. No dia 18, além de aulas de maquiagem, ioga, alongamento, pilates, reflexologia, shiatsu e palestras, as mulheres de mais de 40 anos que visitarem um dos símbolos da cidade terão a oportunidade de sair dali com mamografia marcada a ser realizada pelo SUS.
Renata Losso - IG -saúde


Hábitos podem diminuir risco de câncer de mama

Estudo recente de instituto americano confirma quais hábitos diminuem - quase pela metade - os riscos do câncer
 
As mulheres podem cortar o risco de câncer de mama quase pela metade se cuidarem do peso, exercitarem-se diariamente, amamentarem seus filhos e limitarem as bebidas alcoólicas, de acordo com um novo estudo do American Institute for Cancer Research.

O estudo atualiza uma análise de 2007 de mais de 800 pesquisas, acrescentando informações de 81 novos estudos, disse Susan Higginbotham, diretora de pesquisa do Instituto.
Os passos de prevenção incluem manter um peso saudável, participar de atividades físicas diárias de 30 a 60 minutos, amamentar e limitar o álcool a uma bebida por dia.
O papel dos hormônios no câncer de mama, incluindo terapia de hormônios pós-menopausa e anticoncepcionais orais, não foi examinado.
“Isso nos deixa mais seguros do que nunca para afirmar que as escolhas que fazemos todos os dias podem nos proteger do câncer de mama”, disse Higginbotham.
Para reduzir o risco de câncer de maneira geral, de acordo com Higginbotham, as dietas devem ser em grande parte baseadas em vegetais, enfatizando frutas, legumes, grãos e limitando a carne vermelha.
As recomendações são baseadas em estudos de observação que descobriram associações entre os comportamentos e uma redução do risco de câncer de mama, mas tais estudos não provam uma relação de causa e efeito.


0 comentários: