Maquiagem de emergência


Descubra como substituir produtos de maquiagem na hora do aperto

Alessandra Siedschlag e Ana Paula Xavier


Aquele convite inesperado vindo por email ou telefone no finalzinho da tarde pode te encher de alegria... Ou de desespero. Justo no dia que você saiu superatrasada e esqueceu o necessaire em casa... Como fica a produção?
Nada de pânico. Primeiro, porque não existe mulher na face da Terra que não tenha ao menos um batom e um lápis jogados dentro da bolsa. E acredite: um batom é capaz de coisas incríveis.

As maquiadoras dizem que...

“Ela pode usar o batom como se fosse um blush, passando levemente e espalhando com os dedos, nos olhos use o lápis preto, contornando dentro e fora e também dá para esfumar na parte de cima, criando um tom acizentado, mas sempre carregar uma máscara para cílios na bolsa ajuda bastante e dá um toque final na maquiagem”, dica da maquiadora Evani Cavanha, do Gilberto Cabeleireiros.

Nesses momentos a pessoa deve tentar “se virar” com o que tem. “Você pode usar o lápis de várias formas para criar um visual chique e elegante. Se seus olhos forem muito grandes, utilize o lápis de preferência preto, dentro dos olhos, pois cria um efeito onde os olhos ficam menores. Já se os olhos forem pequenos ou médios, um truque super legal e que dá um mega efeito é utilizá-lo rente aos cílios inferiores”.

Ela continua: “No improviso você pode utilizá-lo como delineador; como o lápis possui uma ponta mais grossa, é interessante não tentar fazer um traço fino como se fosse o delineador e sim um traço mais grosso, que é superatual e deixa o olhar mais sexy. O batom pode ser utilizado como blush dependendo do tom, é só passar um pouco nas bochechas e espalhar bem que ele já dará a pele um efeito natural. Se for um compromisso de última hora à noite, pode caprichar no batom, passando várias camadas. Durante o dia o ideal é passar o batom somente para dar cor aos lábios.”

Pode usar batom como sombra?
A Dra. Leila Bloch, dermatologista, vê essa prática com reservas. “A área dos olhos é naturalmente sensível, sempre existe a chance de surgir uma irritação. O batom é feito para mucosa (lábio), as camadas da pele do rosto são diferentes da mucosa. A vascularização é diferente. A pálpebra é muito fina, o risco de alergia é maior.”

Já o esteticista Orlando Sanches, não vê problema: “A pálpebra é menos oleosa que o restante do rosto, não vejo muito problema quanto a usar batom como sombra. Blush e pó compacto também podem, eventualmente, serem usados nas pálpebras. Batom como blush, acho mais perigoso. A composição básica dos batons é cera, muito óleo, o que pode obstruir os poros e gerar acne.”

Afinal, o que é o certo?
O certo é ter sempre em mente que essas dicas são um improviso para livrá-la de apuros em situações de emergência, e jamais fazer delas uma prática constante, pois os riscos existem.
E lembre-se: nunca mais saia de casa sem o seu necessaire!
Ig.beleza



2 comentários:

DONA DE CASA TRABALHA SIM disse...

Adorei, ficou lindo!!!
Sucesso

Jacque disse...

Oi amiga, estive um pouco fora da internet. Suas postagens estão Muito Lindas.

Beijo.

Jacque