Pressão arterial


A cada vez que bate, o coração joga o sangue pelos vasos sangüíneos chamados artérias. As paredes dessas artérias são como bandas elásticas que se esticam e relaxam a fim de manter o sangue circulando por todas as partes do organismo. O resultado do batimento do coração é a propulsão de uma certa quantidade de sangue (volume) através da artéria aorta. Quando este volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para a frente. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mais distantes, como a ponta dos pés, por exemplo. Assim, quando o seu coração se contrai, o sangue é bombeado para fora e empurrado contra as paredes das artérias, fazendo com que elas se expandam. A força com que o sangue é impulsionado contra as paredes arteriais é conhecida como pressão arterial sistólica. Após a contração, o coração relaxa e os vasos sanguíneos retraem-se. A medição efetuada neste ponto determina a sua pressão arterial diastólica.

Os números, 12 (120) por 8 (80) ou 14 (140) por 9 (90), significam uma medida de pressão calibrada em milímetros de mercúrio (mmHg). O primeiro número, de maior valor, chamado sistólico, corresponde à pressão da artéria no momento em que o sangue foi bombeado pelo coração. O segundo número, de menor valor, é chamado de diastólico, e corresponde à pressão na mesma artéria, no momento em que o coração está relaxado após uma contração. Não existe uma combinação precisa de medidas para se dizer qual é a pressão normal, mas em termos gerais, diz-se que o valor de 120/80 mmHg é o valor considerado ideal.

O local mais comum de verificação da pressão arterial é no braço, usando como ponto de ausculta a artéria braquial.

A pressão arterial sofre variações ao longo do dia e de dia para dia, dependendo da sua atividade ou da forma como se sente. A sua pressão arterial pode subir se estiver nervoso ou contrariado, e baixar se estiver calmo e relaxado.

A pressão arterial normal num adulto alcança um valor máximo de 140 mmHg (milímetros de mercúrio) e mínimo de 90 mmHg. Valores maiores indicam hipertensão (pressão alta). A hipertensão é uma doença que não tem cura mas, pode-se, através de tratamento, manter controlados os níveis da pressão arterial. Se permanecer alta ou descontrolada, a pressão poderá provocar problemas bastante sérios, como doenças do coração, infarto, perda da visão, paralisação dos rins e derrame, todos com graves conseqüências e de tratamento mais difícil.

É muito importante que nós tenhamos uma adequada pressão arterial pois, se esta for muito baixa, o fluxo será insuficiente para nutrir todos os tecidos; por outro lado, uma pressão excessivamente elevada pode, além de sobrecarregar o coração, acelerar o processo de envelhecimento das artérias e, pior ainda, aumentar o risco de um acidente vascular (do tipo derrame cerebral). A análise dos dados científicos existentes indicam que o uso rotineiro de dieta com pouco sal (cerca de 6g de sal por dia) é benéfica no tratamento da hipertensão arterial. Isso é especialmente importante nos pacientes idosos, negros, obesos e os com insuficiência renal. Adicionalmente, a dieta com pouco sal auxilia aos medicamentos, além de diminuir as perdas de potássio. É recomendável não adicionar sal em saladas e outros alimentos temperados à mesa, substituir o sal da salada por limão ou vinagre, evitar enlatados e os chamados fast food, além de reduzir o sal acrescentado no preparo dos alimentos.
Fontes:http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/hidrostatica/pressao_art.html

0 comentários: